APAE DE JAÍBA VISITA PREFEITURA DURANTE A SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Na manhã desta terça-feira, 26 de agosto de 2025, a APAE de Jaíba participou de uma reunião na Prefeitura, dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.
A presidente da instituição, Neide Alves Nogueira Franco, acompanhada da assistente social Fernanda Marinho, da monitora dos alunos Cristina, Fabiano, Erivelton, Lorenzo e Heitor, foi recebida no Gabinete Municipal pelo vice-prefeito Sidney Scharmone, pelo ouvidor do município Claudinei Melo e o Sub-Procurador Nilton Nunes.
A pauta da reunião teve como tema “Sentindo na Pele”, destacando as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência no dia a dia.
As cobranças e reivindicações foram feitas diretamente pelos alunos, que relataram as dificuldades de locomoção e atendimento no município.
Entre as principais demandas apresentadas estiveram:
Acessibilidade nos órgãos públicos;
Melhor localização dos espaços de atendimento;
Adequações de acessibilidade nos comércios da avenida principal;
Implantação de faixas de pedestres, rampas e calçadas, conforme prevê o Código de Posturas do município.
Durante o encontro, o vice-prefeito Sidney Scharmone destacou três pontos essenciais: Inclusão Social, Compaixão e Conscientização da Sociedade. Ele também reforçou os poderes públicos no compromisso junto à sociedade, um projeto de revitalização para as adequações nos padrões de acessibilidade na cidade, agradeceu a visita em nome do prefeito Jimmy Diogo Murça, e garantiu que, a gestão tem que ter a resposta das cobranças dos alunos da APAE e todas as entidades que necessitam destes serviços.
O ouvidor Claudinei Melo reforçou a importância das reivindicações e lembrou que o Código de Posturas do município já prevê várias dessas adequações, ressaltando que é essencial que a sociedade cobre sua aplicação junto à Secretaria da Fazenda. Além de sugerir a realização de uma audiência pública com Executivo, Legislativo, Ministério Público e CDL.
A presidente da APAE, Neide, falou da importância da parceria entre a instituição e o poder público, reforçando que a luta por inclusão é por todos que merecem seus direitos.
A assistente social Fernanda destacou o real significado de “sentir na pele”, lembrando inclusive de uma experiência realizada com alguns vereadores, que foram convidados a vivenciar as dificuldades de mobilidade enfrentadas pelas pessoas com deficiência.
A visita reforçou a importância do protagonismo das pessoas com deficiência e do diálogo permanente entre instituições e poder público na construção de uma cidade mais acessível, inclusiva e justa.
ASCOM – Prefeitura Municipal de Jaíba