A equipe da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Jaíba, divulgou nesta quarta-feira 04 de outubro, um relatório parcial das atividades relativas à vacinação antirrábica em cães e gatos. A vacinação previne os animais contra a raiva, que é uma zoonose que pode ser transmitida do animal contaminado para o ser humano. O relatório parcial aponta que até o dia 29/09/23, na zona urbana 1.880 cães e 194 gatos foram vacinados. Na zona rural foram 3.520 cães e 296 gatos, num total de 5.890 animais.

O relatório parcial aponta também o resultado do encoleiramento de 3.165 cães, para prevenção da contaminação da leishmaniose, doença transmitida pelo mosquito vetor e que também pode ser transmitida para o ser humano pelo animal contaminado. As campanhas de vacinação serão retomadas na sede do município nesta quinta-feira 05/10, na praça do centro de Eventos e na sexta-feira 06/10 na Praça do Mercado, depois seguirá para o Projeto Jaíba. A Vigilância Ambiental alerta para a necessidade da vacinação dos animais domésticos como forma de prevenção de doenças.