SECRETARIAS DE AGRICULTURA DA PREFEITURA DE JAÍBA TRAZ O METEOROLOGISTA DO INMET DR. FRANCISCO DE ASSIS PARA PALESTRA SOBRE PERSPECTIVAS CLIMÁTICAS PARA O NORTE DE MINAS – CHUVAS CONSTANTES VÃO DE OUTUBRO A DEZEMBRO E DEVEM SUPERAR O ÚLTIMO ANO

Com o objetivo de ajudar o produtor a organizar os seus plantios com informações climáticas seguras, as Secretarias de Agricultura e Agricultura Familiar, firmaram parceria com a Coopercat, Amipa e Ceditac, órgãos ligados à cultura do algodão, para trazer para uma palestra em Jaíba o meteorologista do INMET, Dr. Francisco de Assis Diniz. O evento aconteceu no nesta quinta-feira, 08 de setembro, no Centro de Eventos e contou com a presença do Prefeito e produtor Reginaldo Silva, Vereadores, pesquisadores, engenheiros, produtores e comerciantes ligados ao agronegócio.

Segundo Dr. Francisco de Assis, o clima é o preditor da produção agrícola e todas as informações existentes são baseadas na climatologia, que é o acompanhamento das variações climáticas dos últimos 30 anos e que sofrem a influência dos fenômenos EL NIÑO e LA NIÑA. Apesar das possibilidades de mudanças estão previstas chuvas com grandes volumes superiores as deste ano a partir do mês de outubro, seguindo até dezembro. Para janeiro e fevereiro de 2023, existe a previsão de veranico na região.
O meteorologista Dr. Francisco de Assis é consultor da Coopercat em Catuti e fornece previsões do clima para os produtores de algodão. Em Jaíba será formado um grupo de produtores que receberão as mesmas informações e poderão programar seus plantios com maior assertividade.