A Prefeitura de Jaíba através da Secretaria de Agricultura está buscando melhorar o plantel de gado de corte e leite em pequenas propriedades rurais. Atualmente 17 produtores são assistidos sem nenhum custo, através do programa de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF, onde aproximadamente 300 vacas já foram inseminadas com alto índice de prenhez. O programa busca a melhoria genética de pequenos produtores, onde o produtor escolhe a raça e a Prefeitura de Jaíba adquire o sêmen e realiza a inseminação.

A Zootecnista Anna Luiza e o Veterinário Thiago Pablo, são os responsáveis por realizar de forma gratuita os trabalhos de ultrassom, inseminação, identicação, certificação de prenhez e o acompanhamento dos bezerros nascidos. A satisfação dos produtores assistidos pela Prefeitura, confirma o sucesso do programa, que ajuda o produtor a programar o nascimento dos bezerros em períodos de melhor preço no mercado, garantindo não só a renda, mas também a qualidade do animal que nasce na propriedade.