Buscar o rápido restabelecimento da saúde da população, com medicamentos temporários ou permanentes, tem sido o grande objetivo da Farmácia Básica da Prefeitura de Jaíba, com distribuição gratuita de medicamentos. No ano de 2023 a prefeitura de Jaíba em parceria com o Estado e a União, investiu, através da Secretaria de Saúde, R$ 1.224.553,00, na aquisição de medicamentos. Foram realizados no ano de 2023, 32.672 atendimentos, com uma média de 2.722 atendimentos mensais.

Os medicamentos distribuídos são adquiridos através da parceria da Prefeitura de Jaíba, Estado e Governo Federal, sendo que aproximadamente 70% dos recursos são da Prefeitura de Jaíba. A Farmácia Básica da Prefeitura de Jaíba, distribui gratuitamente 126 tipos de medicamentos. Os medicamentos são gratuitos e entregues apenas com receituário médico.