Uma missão coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura – FAO, com a presença de 18 membros de 6 países sul americanos estiveram em Jaíba nesta quarta-feira 24/08, para conhecerem o manejo, tecnologias e para troca de experiências sobre a cultura do algodão e a produção da agricultura familiar do município. O evento é fomentado pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores – ABC, com a participação de instituições ligadas à cultura do algodão, como Embrapa, Amipa, Seapa e a Coopercat.

Os membros da comitiva são produtores da agricultura familiar e pesquisadores da Bolívia, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai e Peru, eles conheceram a estrutura de bombeamento da EB1, visitaram o Banco de Alimentos, produtores de hortifrutigranjeiros e trocaram experiências com produtores de algodão irrigado no Projeto Jaíba e na Linha 2. O Projeto da FAO denominado de + Algodão quer unir todos os países produtores de algodão na américa Latina e tem ainda a participação da Argentina e do Haiti, que ainda não produzem algodão.

Em Jaíba os visitantes foram recepcionados pelo Prefeito Reginaldo Silva com um café da manhã, na companhia dos vereadores Gancho, Nelcy, Werley Lima e Dão Moranga e pelos Secretários municipais. Representantes da FAO em Jaíba, parabenizaram o Prefeito Reginaldo Silva pelo apoio que tem dado aos produtores de algodão e o incentivo à agricultura familiar no município. O Prefeito Reginaldo disse que a Jaíba é um município de vocação agrícola e que é responsabilidade do gestor apoiar os produtores e buscar a geração de emprego e renda no campo.