Nesta data de 15 de agosto milhares de prefeitos de todo Brasil, com mais de 500 sendo do estado de minas gerais, estão em Brasília. A maioria dos prefeitos do Consórcio União da Serra Geral, também marcam presença neste grande evento de mobilização municipalista, inclusive o Prefeito de Jaíba e Presidente do Consórcio Reginaldo Silva, acompanhado do Chefe de Gabinete Junior Leonir.

Os prefeitos estão em Brasília para discutir e encontrar soluções para a queda nos repasses que tem afetado a arrecadação em todos os municípios brasileiros. A arrecadação dos municípios teve uma queda brusca e as prefeituras de vários municípios, inclusive da Serra Geral, já começam a ter dificuldades em garantir os serviços básicos da população e essa situação tende a piorar.