O Programa mais Pecuária Brasil é realizado no município de Jaíba numa parceria entre a Secretaria de Agricultura e a CONAFER. Este programa já realizou 368 protocolos de Inseminação Artificial em Tempo Fixo – IATF. Atualmente 25 produtores estão inscritos no programa e tem a vantagem de optar pela inseminação de seu plantel por touros com genéticas superiores. Sêmen de touros das raças Nelore, Sindi, Girolando, Gir, Aberdeen e angus, são os mais solicitados pelos produtores da região. Produtores que tenham interesse na melhoria genética deverão procurar a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Jaíba para inscrição.

A IATF, traz uma série de vantagens para o produtor como: custo zero para o melhoramento, garantir a melhora do seu rebanho, padronizar os lotes dos bezerros com nascimentos nas melhores épocas e a redução da mão de obra. Os bezerros produtos da IATF já começaram a nascer desde setembro/2023 e estão sendo feitos manejo e identificação através de brincos. Produtores do Projeto Jaíba, Marabá, Linha do Gado Bravo, Linha I e Linha II, PA Canadá e Córrego Escuro, estão recebendo a nova tecnologia. A melhoria genética ofertada pelo município de Jaíba tem trazido ganhos e melhorias para os produtores sem nenhum custo.