MUNICÍPIO DE JAÍBA CONVIDA EMATER DE JAÍBA E REGIONAL, SINDICATO DE PRODUTORES, GERENTE DO B. BRASIL E SECRETÁRIOS DE AGRICULTURA E AGRICULTURA FAMILIAR: OBJETIVO É VIABILIZAR A EMISSÃO DE DAP E GARANTIR ACESSO AO CREDITO PARA OS PRODUTORES

Viabilizar a emissão do Documento de Aptidão ao Pronaf – DAP, esse foi o objetivo de uma reunião de serviços, intermediada pelo município de Jaíba. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 09 de agosto, com a presença do Prefeito Reginaldo Silva, do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Jaíba e Matias Cardoso Ciro Souza, Gerente do B. do Brasil Evaldo Araújo, do Gerente Regional da Emater de Janaúba Alberto Magno, da Emater de Jaíba José Godrim e sua equipe e Secretárias de Agricultura e Agricultura Familiar.

A DAP é um documento obrigatório, emitida pela Emater ou pelo Sindicato e é utilizado nos projetos de linha de crédito das instituições financeiras. O problema encontrado, é que os produtores não conseguem a comprovação de propriedade ou posse do imóvel, objeto do crédito. Na reunião os agentes envolvidos, buscaram encontrar soluções para o problema, que envolvem também a Codevasf e a SEAPA. Uma nova rodada de reuniões será agendada com a presença do CMDRS e os bancos de crédito.

Segundo o Prefeito Reginaldo Silva, existe a necessidade urgente de solucionar esse problema, pois é a única forma de retomar o crédito para o produtor e movimentar a economia do município. “cada produtor tem a sua realidade, temos que encontrar uma forma de solucionar isso e atender a todos”, disse o Prefeito.