O Previne Brasil é um Programa do Governo Federal que tem por objetivo aumentar o acesso das pessoas aos serviços de Atenção Primária à Saúde da População, fortalecendo o vínculo entre as equipes de saúde e o público atendido. A cada 4 meses são avaliados os indicadores de desempenho no atendimento das consultas de pré-natal, exames de Hiv e Sífilis, consultas odontológicas em gestantes, exames preventivos, vacinações de crianças, consultas de hipertensos e diabéticos, além dos acompanhamentos dos pacientes com as mais diversas enfermidades.

Os indicadores gráficos apontam um crescimento acentuado do desempenho das equipes de Atenção Primária a Saúde de Jaíba, que busca de forma efetiva a prevenção, ou seja, cuidando para que a população não adoeça. Todo este trabalho vem colocando o município de Jaíba entre os 100 melhores atendimentos do estado de minas gerais e entre os 400 melhores do Brasil. Em uma escala de 0 a 100, Jaíba chega a 99,98%, na qualidade do atendimento à população, segundo a avaliação do Programa Previne Brasil.