Acompanhado de uma grande comitiva, o Ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho esteve hoje, 19 de junho visitando o Projeto Jaíba. Em sua comitiva estava o Presidente da Codevasf Marcelo Andrade, o Vice Governador de Minas Gerais Paulo Brant, a Secretaria de Agricultura Ana Valentini, o Senador Carlos Viana, Deputados Federais Marcelo de Freitas e Rodrigo de Castro, deputados estaduais, prefeitos, Vereadores, entidades e produtores.

O Ministro foi recepcionado pelo executivo local, que apresentou uma série de demandas que podem alavancar o desenvolvimento do Projeto Jaíba. Dentre os assuntos discutidos, estão as questões fundiárias, ambientais, renegociações de dívidas com o BDMG, recuperação de estradas e a retomada das compras do PAA, pela Conab.

Foi assinado pelo Ministro, a liberação de 3 milhões de reais para o desassoreamento do canal de chamada da EB1, no Projeto Jaíba. Uma das prioridades do governo federal, segundo Rogério Marinho é a retomada das obras paralisadas e o investimento nos perímetros irrigados pelo Brasil, fonte de produção de alimentos e geração de emprego e renda. Marinho ressaltou ainda, a necessidade da revitalização da bacia do Rio São Francisco, que de chamou de “Rio Mãe do Brasil”.