A Secretaria de Saúde de Jaíba vem realizando através das equipes de Vigilância Ambiental, uma série de ações que buscam alertar a população quanto aos riscos de contaminação e os cuidados para evitar doenças causadas pelo mosquito Aedes Aegypti, principalmente Dengue, Zika e Chikungunya.Todos os meios de comunicação existentes no município estão sendo usados para informação, como: redes sociais com vídeos e artes, rádios, carros com som volante, panfletagens e pedágios.

Agentes de Vigilância Ambiental, vem realizando visitas domiciliares durante o ano inteiro, com fiscalizações e orientações. No entanto, a parte mais importante nesta batalha contra o mosquito é a participação da população, eliminando todo e qualquer recipiente que acumule água. Estão programadas a partir da próxima semana mutirões de limpeza nos bairros da cidade, a começar pelo João Colares.