Aconteceu ontem 03/08, no auditório da AMAMS em Montes Claros, o Encontro do Conselho Nacional de Habitação de Interesse Social – CNHIS e contou com a participação da Secretaria de Assistência Social de Jaíba Suely Nunes, da Coordenadora do CRAS Sônia e equipe, do Gerente de Regularização Fundiária da Secretaria de Planejamento Alan. O tema central da capacitação foi a retomada do Programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida. O Programa teve início em 2009, tem o objetivo de promover o direito à moradia a famílias residentes em áreas urbanas e rurais, especialmente as populações mais carentes, associados ao desenvolvimento urbano, econômico e geração de trabalho e renda.

De acordo com o conselho nacional de habitação a previsão é de estabelecer parcerias com a caixa econômica federal para financiar 9 mil moradias no estado de minas gerais nesta primeira etapa. A operacionalização do programa poderá ser feito pelos próprios municípios e/ ou de construtoras com carta de anuência dos gestores municipais. O acesso não será gratuito, mas é uma grande oportunidade para pessoas carentes adquirirem sua residência. A Prefeitura de Jaíba está buscando aprofundar conhecimentos sobre o programa para apoiar as famílias Jaibense na aquisição da casa própria.