Conselhos da rede de proteção da assistência social como, Creas, Cras, Conselho Tutelar, CMDCA, Casa Lar e Criança Feliz, buscaram neste 18 de maio, mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade, para prevenir e combater essa triste realidade que é a violência e exploração sexual de crianças e adolescentes. Para chamar a atenção para essa data foi realizado anúncios em carros de som, pedágio no centro da cidade e peças teatrais na feira Gastrômuarte.

Segundo a Secretária de Assistência Social, Suely Gomes, a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes, deve ser combatida todos os dias e todos os anos, para garantir a toda criança e adolescente o direito de se desenvolver de forma segura e protegida, livre do abuso e da exploração sexual. Todas as ações desenvolvidas pela rede de proteção da assistência social tem o apoio da Promotoria de Justiça, Polícia Civil e Polícia Militar.