Falta pouco para terminar o Censo Demográfico 2022 em Jaíba, os números parciais coletados até o momento, foram apresentados em reunião de planejamento e acompanhamento, que aconteceu na Câmara Municipal, hoje 14/10. O Coordenador de Subárea, Érico Fernando, apresentou os resultados que traz dados preocupantes, em 364 residências houve a recusa de responder o questionário ou o morador estava ausente, 2.138 imóveis estavam vagos, como é o caso de sítios de recreação e 1.452 são moradores ocasionais, pagam aluguel e estão no município a trabalho.

A perspectiva, é de que a projeção populacional prevista, não seja alcançada e o município pode perder recursos de FPM e investimentos sociais, como educação, saúde e assistência social, dentre outros. O fato é recorrente em todas as cidades da região e os números preocupam. A Lei de número 5.534, diz que todo habitante do território nacional é obrigado a responder ao questionário, sob pena de multa de até 10 salários mínimos.

Na sede do município os bairros que mais apresentam ausência e recusa são: Jardins, Centro, Centro Comunitário e Veredas, no Projeto Jaíba a Área A, NH1 e Frente 3, apresentam maiores problemas. O escritório local do IBGE, fica localizado ao lado da APAE e disponibilizou o número de telefone 38-99222-0150, para dúvidas e esclarecimentos a respeito do censo demográfico 2022, caso seu domicílio não tenha recebido a visita do recenseador, procure o escritório do IBGE, em Jaíba.