CAPS DA SECRETARIA DE SAÚDE DE JAÍBA REALIZA NESTE 18 DE MAIO A LUTA ANTIMANICOMIAL QUE DEFENDE OS DIREITOS, CUIDADOS E O TRATAMENTO DAS PESSOAS COM SOFRIMENTO MENTAL EM LIBERDADE

A Luta Antimanicomial é uma luta que defende os direitos das pessoas com sofrimento mental e busca combater a ideia de que se deve isolar a pessoa com este tipo de sofrimento, em nome de supostos tratamentos, opiniões baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Como todo cidadão estas pessoas tem o direito fundamental à liberdade, o direito de viver em sociedade, além do direito de receber cuidados e tratamento de forma respeitosa.

Para conscientizar a população desses direitos o CAPS com toda a sua equipe e pessoas assistidas, montaram tenda na feira gastrômuarte, realizaram pedágio no semáforo e passeata pela avenida da cidade, com apoio da fanfarra da Escola Zoé Machado. O tema da campanha é “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: em defesa do cuidado em liberdade! Outro lema defendido é: “saúde não se vende, loucura não se prende”.