A comunidade do Tamboril será contemplada com sistema individual de tratamento de esgoto doméstico, através de projeto elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente de Jaíba. A solicitação foi feita contemplada através de edital dos Comitês da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF. Apenas 02 cidades do norte de minas foram contempladas com o projeto para coleta, tratamento e destinação de esgotos domésticos em módulos individuais, destinados a comunidades rurais da bacia do rio São Francisco. O projeto final será elaborado pela empresa GEASA, após levantamento das residências beneficiadas.

A apresentação dos projetos individuais foi feita hoje 14/09, na comunidade do Tamboril, em uma roda de conversa com os moradores. São 03 modelos individuais que se adequam à realidade do morador, tanque de evapotranspiração, sistema compacto pré-fabricado ou círculo de bananeira e caixa de gorduras. Participaram da roda de conversas moradores, representantes da empresa GEASA, o Vereador Líder de Governo Gancho, a Vereadora Elza Lopes, o Secretário de Meio Ambiente Jalisson Costa e o Chefe de Gabinete Junior Leonir.