Após muita procura a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaíba, conseguiu comprar o inseticida capaz de matar o mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue e Chikungunya. A aplicação do inseticida está sendo feita nos quintais das residências e lotes vagos, através de pulverização motorizada que começou pelo centro da cidade, da transnorte até a ponte, local com alto índice de proliferação. A sequência das pulverizações seguirão de acordo com o grau de infestação em cada bairro.

A pulverização é apenas um complemento das ações de combate ao mosquito e só mata o mosquito que está voando, os cuidados e a limpeza dos quintais devem ser mantidos, é o que alerta o setor de endemias. Alguns cuidados com animais domésticos devem ser observados como mantê-los dentro de casa durante a pulverização, guardar a ração, trocar a água após a pulverização, tirar roupas do varal e manter livre acesso ao quintal.