A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Jaíba elaborou e foi contemplado o projeto com sistema de esgotamento sanitário individual, direcionado a comunidades rurais. Este projeto é financiado pela Agência Peixe Vivo, vinculada ao comitê da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Equipe técnica da agência foram recepcionados pelo Prefeito Reginaldo Silva e pelo Secretário de Meio Ambiente Jalisson Costa.

A comunidade que teve seu projeto aprovado foi a comunidade do Tamboril, que já recebeu a visita dos técnicos da Agencia Peixe Vivo. Inicialmente 38 residências serão contempladas e terão o sistema de esgotamento individual instalados. O objetivo do projeto é levar qualidade de vida e saúde aos moradores de comunidades rurais, que utilizam sistema sanitário rudimentar.