A cerimônia de premiação dos finalistas da criação do desenho do mascote da coleta seletiva da Serra Geral, aconteceu na noite desta sexta-feira, 10/06, durante a exposição agropecuária de Janaúba. A vencedora foi a aluna do município de Pai Pedro, Dária Nataly, com o mascote RAFA, ganhando um Notebook. O segundo colocado foi o Juan Moura, do NS2, no Projeto Jaíba, com a Penélope, ganhou um Celular. O terceiro foi o Robson Santos de Riacho dos Machados, com Seletuzinho, que ganhou uma Bicicleta.

O concurso de criação tinha como objetivo principal incentivar a coleta seletiva nos 15 municípios da Serra Geral em defesa do meio ambiente e, reduzir a emissão de resíduos sólidos aos aterros sanitários. Segundo o Prefeito de Jaíba, Reginaldo Silva, que é presidente do consórcio da Serra Geral, é preciso agora, potencializar o mascote vencedor e criar um projeto de educação ambiental a partir das escolas, através da coleta seletiva.

Como forma de incentivo e conscientização da responsabilidade ambiental o SEBRAE irá ofertar às escolas finalistas do concurso, um programa de educação empreendedora sustentável. O evento de premiação aconteceu no stand do Consórcio da Serra Geral e contou com a presença de vários prefeitos da região, familiares e diretores das escolas dos finalistas.