Combater a ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental, em nome de pretensos tratamentos, com ideias baseadas apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. Esse foi o objetivo de uma caminhada realizada pela equipe do CAPS da Prefeitura de Jaíba, com os profissionais, usuários e apoio da fanfarra da Escola Zoé Machado. O Dia 18 de maio é a data da luta Antimanicomial em todo o Brasil.

A característica principal dessa luta é a preservação dos direitos das pessoas com sofrimento mental, de conviver e ser parte da sociedade. A luta Antimanicomial chama a atenção da sociedade, que a pessoa com doença mental tem que receber cuidados e tratamentos sem ter que abrir mão de seu lugar de cidadão. “Saúde não se vende, loucura não se prende”, abrace essa ideia.