Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Jaíba através da secretaria de saúde, com a Associação Brasileira de Deficientes Visuais – ABRADEV, pretende reduzir a alta demanda no setor de oftalmologia no município. Os atendimentos acontecem em um mutirão, nesta segunda 09/05 e terça 10/05, no centro de eventos. A expectativa é de que 800 pessoas que estão em filas de espera sejam atendidas neste período.

Uma equipe de 14 profissionais atendem a população em 02 consultórios montados no centro de eventos, realizando consultas e exames de Retinoscopia, Controle de Glaucoma, Fundo de Olho, Pressão Intraocular, Refração, dentre outros, com o objetivo de avaliar a real necessidade do paciente. Os laudos são entregues aos pacientes, e em caso da necessidade de cirurgia ou tratamento específico deverão retornar à secretaria de saúde para encaminhamentos.

Nos meses de janeiro e fevereiro de 2022, a prefeitura encaminhou para cirurgia de cataratas em Janaúba, 85 pacientes de Jaíba e do Projeto Jaíba, com transporte e toda logística de atendimento gratuitos. A secretaria de saúde está atenta à realização de novas campanhas, para encaminhar o maior número de pacientes para cirurgias e tratamentos e reduzir a demanda no município.