SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE JAÍBA REALIZA PEDÁGIO DE CONSCIENTIZAÇÃO AO “DIA MUNDIAL DO AUTISMO” – EVENTO ACONTECEU NO CENTRO DA CIDADE

“Quando você conhece as peças se encaixam”, com este tema a Secretaria de Educação da Prefeitura de Jaíba, realizou um pedágio no semáforo do centro da cidade, na busca pela conscientização e conhecimento do tema. O Transtorno de Espectro do Autismo – TEA, é um distúrbio neurológico caracterizado pelo comprometimento da interação social, comunicação verbal e comportamento restrito. O autista, vê o mundo diferente e se interessa por coisas diferentes, tem sensibilidade ao som, tem pouco contato visual e não tem consciência do perigo, dentre outras.

A aluna do Roque Cardoso, LARA, acompanhada da sua mãe Edinéia e da professora participaram do momento de conscientização. A Secretaria de Educação busca com esse trabalho levar ao conhecimento da população e buscar apoio, nesta data especial que comemora o dia mundial do autista. A Secretária Adeilma Miguel disse que as escolas do município recebem muitas crianças com autismo, que veem um mundo à parte, e que é preciso respeitar, incluir e ter um olhar diferenciado e acolhedor pra elas.

As escolas do município disponibilizam para essas crianças, monitoras preparadas e prontas para oferecer um atendimento acolhedor e humanizado. Para a população fica uma dica de como lidar com um autista: demonstre carinho, brinque com ela, estimule o contato social e crie formas de comunicação. Dessa forma você estará ajudando na socialização do autista.