SECRETÁRIAS DE AGRICULTURA E AGRICULTURA FAMILIAR DA PREFEITURA DE JAÍBA ACOMPANHAM EQUIPE TÉCNICA DO PROJETO DE RETOMADA DO PLANTIO DE ALGODÃO IRRIGADO EM JAÍBA: 40 HECTARES FORAM PLANTADAS NO MUNICÍPIO

Uma equipe de técnicos esteve visitando a Jaíba nos últimos dois dias para acompanhar e verificar in loco, o progresso do plantio de algodão irrigado no município. A equipe composta pelo pesquisador e chefe da Embrapa algodão Alderi Araújo, representante da Associação Mineira de Produtores de Algodão Lício Pena e do Técnico da Coopercat Wandiney da Frota, foram acompanhados pelas Secretárias da Agricultura Thuane Moreira e Agricultura Familiar Ariana Ferraz.

Foram realizadas visitas as propriedades com plantações de algodão irrigado, que hoje somam 40 hectares, neste projeto de retomada do plantio no município. Uma das propriedades visitadas foi a do antigo plantador de algodão, o senhor Manoel Ferraz, que tem 8 hectares irrigados, que disse estar matando saudades dos velhos tempos. O Pesquisador da Embrapa, Alderi Araújo, disse que é louvável a atitude da Prefeitura de Jaíba em apoiar o produtor, com o trabalho de mecanização agrícola, “uma grande ajuda”, disse.

Em conversa com o Prefeito Reginaldo Silva, a equipe técnica e Secretárias, discutiram a possibilidade de adquirir uma máquina de colheita de algodão, que realize esse tipo de trabalho em pequenas propriedades. Essa máquina foi desenvolvida pela Embrapa em Parceria com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação – FAO. A previsão é de que com o sucesso dos primeiros empreendimentos, as áreas plantadas sejam maiores nos próximos anos, gerando uma alternativa de renda para os produtores.