SECRETARIAS DE AGRICULTURA E AGRICULTURA FAMILIAR DA PREFEITURA DE JAÍBA PROMOVEM ENCONTRO DE PRODUTORES COM O OBJETIVO DE INCENTIVAR A RETOMADA DO PLANTIO DO ALGODÃO NA REGIÃO DE JAÍBA

Um encontro promovido pelas Secretarias de Agricultura e Agricultura Familiar da Prefeitura de Jaíba, nesta quinta-feira, 07 de outubro, com Produtores e Produtoras, teve o objetivo de apresentar as novas tecnologias aplicadas no cultivo do algodão irrigado. O assessor técnico da COOPERCAT, José Tibúrcio Carvalho, com 41 anos de experiência no cultivo do algodão, apresentou as novas tecnologias disponíveis e já aplicadas na região norte de minas.

A retomada do plantio do algodão, irrigado começa com plantas melhoradas e resistentes, já experimentadas em países como a Austrália e alto rendimento de pluma, destinada a indústria têxtil. O algodão pode ser plantado usando qualquer sistema de irrigação disponível. Para o Prefeito Reginaldo Silva, presente no encontro, os produtores que não tem água suficiente para o cultivo da banana, podem ter renda com o algodão, e, terão análise de solo gratuito, através da Secretaria de Agricultura, como incentivo.

O produtor Ailton Mendes, destaca a oportunidade de diversificar a cultura e ter uma alternativa para a fruta, com redução da mão de obras. Segundo Tibúrcio, este é um desafio, que já tem um histórico positivo, e o recomeço será gradativo com a seleção dos produtores interessados. Esses produtores deverão ser filiados à COOPERCAT, para terem assistência técnica gratuita, em fisiologia, controle de pragas e nutrição, e posteriormente comércio.