SECRETARIA DE AGRICULTURA DE JAÍBA E EMATER FIRMAM PARCERIA EM PROJETO PILOTO PARA INSEMINAÇÃO EM VACAS PARA LEITE E CORTE NO PROJETO JAÍBA COM O MÉTODO IATF, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DO REBANHO

O projeto piloto consiste em inseminar vacas e novilhas em idade reprodutiva, com o método, IATF (inseminação artificial em tempo fixo).Inicialmente foram selecionados produtores do Projeto Jaíba, com possibilidade de expansão para a área sequeira posteriormente. Nesta parceria a prefeitura de Jaíba através da Secretaria de Agricultura, entra com os profissionais e insumos,com a inseminação sendo realizada em propriedades de produtores indicados pela Emater do Projeto Jaíba.

Segundo a Secretária de Agricultura Thuane Moreira, os sêmens disponíveis são para corte ou leite, das raças Holandesa, Aberdeen Angus e Nelore. O objetivo deste projeto é melhorar a qualidade dos rebanhos em pequenas propriedades, visando maior lucratividade para o criador.