Prefeitura de Jaíba e Emater firmam parceria para Capacitação de Produtores de Pimenta no município de Jaíba

Com a crescente demanda do mercado interno e de exportação pela pimenta, a Prefeitura de Jaíba e a Emater firmaram uma parceria com o objetivo de capacitar os produtores deste segmento. O curso de capacitação será feito em etapas, começando pelo conhecimento das técnicas de plantio, compra de insumos, comércio, gestão e as exigências do mercado quanto à qualidade. Nas atividades de campo os produtores serão orientados em relação ao cultivo, pragas e doenças e o uso de caldas orgânicas alternativas.

As variedades que estão na pauta são as mais procuradas pelo mercado consumidor, como a Pimenta Biquinho, Malagueta e a Cumari. As capacitações são orientadas pela Engenheira Agrônoma da Emater, Mônica Dykstra. A Secretária de Agricultura Thuane Moreira vê no cultivo da pimenta uma oportunidade de geração de renda para famílias agricultoras. Segundo a Secretária a cultura da pimenta demanda muita mão de obra e pode ser plantado em pequenas áreas.