Uma ação coletiva da Vigilância Epidemiológica e a das equipes de Atenção Primária da Secretaria de Saúde da UBS Maria Lina Marçal, buscou levar aos usuários da unidade informações a respeito da Hanseníase. Durante todo o dia de hoje 26/01, dezenas de pessoas foram informadas através de palestras e panfletos sobre os riscos e a forma de tratamento da Hanseníase. As pessoas devem ficar atentos as alterações da pele e nervos e procurar a UBS.

A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que atinge a pele e nervos, que quando tratada tem cura. As pessoas são orientadas a procurarem a UBS nos seguintes casos: manchas ou nódulos, amarronzados, avermelhados ou esbranquiçados na pele. Perda ou diminuição da sensibilidade em algumas áreas da pele e também dos pelos e suor. Diminuição da sensibilidade e/ou força muscular da face, mãos e pés devido a inflamação dos nervos. Dores articulares e/ou sensação de choque e formigamento nas mãos e pés.