O xadrez é um esporte que exige de seus atletas a mais alta concentração, raciocínio rápido e lógico e muita disciplina, com a grande vantagem de não ter uma idade mínima ou máxima para a sua prática. Atualmente esta atividade é desenvolvida pelo Centro de Convivência Fraterna Francisco Cândido Xavier, popularmente conhecida como Casa da Sopa, uma instituição que tem suas atividades apoiadas pela Prefeitura de Jaíba. Neste domingo 24/09, no ginásio poliesportivo foi realizado o Torneio Aberto de Xadrez de Jaíba, categoria infantil sub 11, módulo 1 sub 14, módulo 2 sub 17 e aberto a todas as idades.

O evento que teve o apoio da Prefeitura de Jaíba através da Secretaria de Esportes e contou com a presença da Secretária Roberta da Silva, objetiva promover a prática deste esporte no município, contou com a participação de competidores iniciantes e profissionais, com mais de 80 inscrições. O torneio foi supervisionado por árbitros da federação mineira de xadrez. Os vencedores de cada modalidade tiveram premiação em dinheiro, medalhas e troféus.