SECRETARIA DE SAÚDE DE JAÍBA ATRAVÉS DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE PARTICIPA DA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOCIAL SOBRE A DOENÇA DE CHAGAS – OBJETIVO É DAR VISIBILIDADE ÀS PESSOAS E COMUNIDADES AFETADAS

O dia 14 de abril é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde, como Dia Mundial da Doença de Chagas e também, uma data especial para soma de esforços no mundo inteiro, buscando dar visibilidade às pessoas e comunidades acometidas pela doença de chagas. A doença de chagas é uma realidade presente no brasil e no mundo, mas está negligenciada, prevalecendo o desconhecimento social, poucos investimentos para prevenção, controle, eliminação, formas de infecção e sintomas.

Em 2023, o Dia Mundial tem como tema a integração dos cuidados sobre a doença de chagas com os serviços da atenção Básica. O objetivo é retirar milhões de pessoas contaminadas da invisibilidade, exigindo maiores investimentos para o combate e o fortalecimento da atenção básica à saúde, com condições para que mais pessoas tenham conhecimento sobre a doença de chagas e acesso a diagnósticos e tratamento.