O Programa Mais Pecuária é realizado pela Secretaria de agricultura de Jaíba e teve início em outubro de 2022, numa parceria com a CONAFER, inseminando até o momento 147 animais de forma totalmente gratuita, em propriedades rurais do município e no Projeto Jaíba. Os insumos para protocolo, inclusive sêmen de touros selecionados para realização do programa, são de responsabilidade da CONAFER. A Secretaria de Agricultura faz o trabalho com uma equipe técnica composta por um veterinário, uma zootecnista e um auxiliar.

Várias propriedades foram atendidas no Projeto Jaíba, Linha 1, linha do gado bravo, Paraterra e em breve a comunidade do Marabá. O protocolo de uma IATF (inseminação artificial) depende de uma série de fatores como manejo, sanidade, ambiência e principalmente nutrição animal, pois animais com baixo escore de condição corporal não emprenham. A parceria com a Emater, que fornece assistência aos produtores tem sido crucial para alcançar o sucesso deste empreendimento, com altos índices de prenhez. Esses trabalhos estão sendo realizados semanalmente pela secretaria de agricultura.