Prefeitura Municipal de Jaíba – MG

PREFEITURA MUNICIPAL DE JAÍBA, CÂMARA MUNICIPAL, POLÍCIA MILITAR DE MEIO AMBIENTE E ONGs SE MOBILIZAM POR MELHORIAS NO RIO VERDE GRANDE

 

Na manhã desta quarta-feira (26), uma comitiva formada pelo vice-prefeito de Jaíba, Sidney Scharmone, o secretário de Meio Ambiente, Adonias Félix, a Polícia Militar de Meio Ambiente, o presidente da Câmara Municipal, Diego Moreira, acompanhado dos vereadores Jefferson Rafael (Rafael Fola), Antonio Miguel (Tone Silvestre), Elza Lopes, Dienhson Gleisson (Gleisson Vianna), Julvimar Barbosa (Ju Gurutubano) e Maycon Douglas (Maycon da Obra), além do ambientalista Elson Reis, representando a ONG Amigos do Rio Verde e a Jornalista Sueli Teixeira representando a imprensa, visitou as margens do Rio Verde Grande para averiguar uma denúncia de possível lançamento irregular de efluentes no rio.

A suspeita era de que um cano de PVC estivesse sendo utilizado para despejo de esgoto no curso d’água. No entanto, no momento da vistoria, não foi constatado escoamento. Apesar disso, a Polícia Militar de Meio Ambiente já havia registrado boletins de ocorrência e autuado a Copasa em razão de denúncias anteriores sobre o mesmo fato.

Diante da gravidade da situação e da necessidade de uma solução definitiva, foi dado início a um conjunto de ações integradas entre órgãos públicos e entidades ambientais. De imediato, foi formada uma comissão com representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal, da imprensa, da ONG Amigos do Rio Verde e do setor jurídico.

O grupo terá a missão de buscar apoio do Ministério Público, da Agência Nacional de Águas (ANA), do Comitê de Bacia do Rio Verde, de outros órgãos competentes, em desfavor da Copasa para encontrar uma solução para o problema, que tem sido recorrente na região.

A iniciativa reforça o compromisso das autoridades locais e da sociedade civil com a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população. Novas ações e fiscalizações devem ser realizadas para garantir que o Rio Verde Grande não seja prejudicado por despejos irregulares.

ASCOM – Prefeitura Municipal de Jaíba