SECRETARIA DE AGRICULTURA FAMILIAR DA PREFEITURA DE JAÍBA APRESENTA RESULTADOS POSITIVOS DO TRABALHO DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA DO ANO DE 2021 FORAM 1540 HORAS DE TRATOR E 350 PRODUTORES ATENDIDOS: PRODUTORES TIVERAM ECONOMIA DE 72,7%

Pequenos produtores do município de Jaíba, vem recebendo um importante auxílio da Prefeitura em seus plantios, no que se refere a mecanização agrícola. A Prefeitura de Jaíba tem disponibilizado aos pequenos produtores 4 tratores, sendo 2 no Projeto Jaíba e 2 que atendem o restante do município. No projeto Jaíba foram atendidos em 2021, 145 produtores, com 717 horas máquinas trabalhadas e no restante do município, foram 205 produtores atendidos com 823 horas de serviço, não sendo considerado o deslocamento do trator.

Para ter acesso ao benefício o pequeno produtor realiza um cadastro na Secretaria de Agricultura Familiar e paga uma taxa referente a 10 litros de diesel, por hora trabalhada, valor aproximado de R$ 61,00. Se comparado ao custo de 1 hora desse mesmo trator no mercado, que gira em trono de R$ 220,00, a economia para o produtor é de 72,7%. Todo o custo de manutenção e deslocamento de máquina e equipamentos corre por conta da Prefeitura.

O Prefeito Reginaldo Silva destaca a importância da Prefeitura apoiar o pequeno produtor em suas atividades. Segundo Reginaldo, o pequeno produtor tem enfrentado grandes dificuldades com os custos de horas máquinas, adubos e defensivos, na hora de produzir, “é uma alegria poder ajudar naquilo que podemos”, disse.